sexta-feira, outubro 25, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAnunciantesVim e UNICEF se unem para levar água de qualidade ao Semiárido...

Vim e UNICEF se unem para levar água de qualidade ao Semiárido brasileiro

Uma garrafa, uma vida melhor. A partir deste mote, a Unilever lança hoje, 13/11, uma nova campanha em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), em prol da melhoria do acesso à água de qualidade e ao saneamento adequado nas escolas de Educação Básica do Semiárido brasileiro.

A iniciativa faz parte do segundo ano da campanha Vim para UNICEF, que já conta com mais de seis milhões de visualizações no canal da ação no Youtube. Para chamar a atenção dos consumidores para a causa, os rótulos das embalagens de Vim recebem uma gargaleira especial, informando aos consumidores que, a cada garrafa do produto adquirida com o cartão, R$0,50 serão doados ao UNICEF. Os recursos arrecadados serão utilizados para apoiar os municípios do Semiárido brasileiro na implantação de iniciativas que melhorem suas escolas de ensino básico, garantindo melhores condições de saúde, educação e proteção aos alunos.

As novas embalagens chegaram aos pontos de venda no final de setembro e ficam até o fim deste ano. Além das informações sobre como participar da iniciativa, a gargaleira traz o logotipo da campanha VIM para UNICEF, dados sobre a doação e quem serão os beneficiados.  Outras ações nas redes sociais da marca também contribuirão para alertar as pessoas sobre a importância de colaborar com a campanha.

Segundo relatório apresentado em setembro pela relatora especial da Organização das Nações Unidas para o Direito à Água e ao Saneamento, Catarina de Albuquerque, cerca de 77 milhões de brasileiros não tem acesso contínuo à água de qualidade. Regiões como o Norte e o Nordeste são as que mais sofrem com este cenário. Na região Norte, 31% da população ainda não possui fornecimento adequado de água, seguida pela região Nordeste, com 21,5% de sua população.

De acordo com dados do Ministério da Educação, mais de 450 mil crianças estão matriculadas em escolas de Educação Básica do Semiárido que não possuem água de qualidade ou saneamento adequado

“A falta de acesso à água de qualidade e ao saneamento adequado afeta a saúde, a educação e a dignidade de meninas e meninos. Ela provoca, por exemplo, o surgimento de inúmeras doenças. Se estão doentes, eles muitas vezes deixam de ir às aulas. Se vão, têm mais dificuldades de aprender e, por vezes, acabam abandonando a escola”, alerta Marcelo Mazzoli, chefe da área de Educação e Parcerias do UNICEF no Brasil.

A falta de instalações sanitárias e de higiene nas escolas tem um impacto negativo ainda mais forte nas meninas. Elas precisam de banheiros seguros, limpos, separados dos meninos. Muitas deixam a escola quando têm a primeira menstruação, por exemplo, por não terem condições adequadas para cuidar de sua higiene íntima.

A campanha Vim Para Unicef é uma parceria global que tem colaborado com a melhoria do saneamento em regiões onde o acesso a ele é crítico ou inexistente. Desde seu lançamento, em 2012, o projeto já ajudou cerca de 600 mil pessoas, em países como Gambia, Gana, Nicarágua, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Sudão e Vietnã. No Brasil, as doações são feitas diretamente ao UNICEF, que, pela primeira vez, incluiu o acesso à água de qualidade e ao saneamento adequado nas escolas de Educação Básica como uma das prioridades do Selo UNICEF Município Aprovado.

Para saber sobre esta e outras ações, acesse: www.vimparaunicef.com.br.

Artigos relacionados

Novidades