quarta-feira, abril 24, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioMercado DigitalGenero divulga pesquisa da Indústria Criativa em 2021

Genero divulga pesquisa da Indústria Criativa em 2021

Uma pesquisa divulgada na plataforma criativa global Genero compartilha descobertas em primeira mão sobre o impacto que COVID-19 teve na vida profissional de talentos criativos e o que o futuro reserva para a indústria de produção publicitária. O relatório, “O Impacto do COVID-19 na Indústria Criativa Global”, conclui que o COVID-19 acelerou uma mudança da indústria em direção ao trabalho freelance e independente e destacou alguns desafios importantes para a produção criativa.

A Genero entrevistou 430 criativos – incluindo diretores, produtores, empresas de produção, agências, animadores e muito mais – de 61 países diferentes no final de 2020 para entender melhor o impacto imediato e de longo prazo da pandemia na indústria criativa.

A pesquisa revelou uma série de tendências globais, principalmente o efeito devastador da perda de trabalho e renda, com 81% dos entrevistados, que afirmaram que sua renda foi reduzida no período de março de 2020 a setembro de 2020, e com 40% que sofreram ao ver sua renda ser cortada pela metade. Esse impacto levou muitos criativos a buscarem empregos alternativos, com 72% deles tendo que mudar suas formas de trabalhar, seja de maneira temporária ou permanentemente.

Com restrições às produções em escala real, muitos criativos se adaptaram à entrega de serviços como animação e pós-produção em casa, e muitos também passaram a trabalhar como freelancers depois de tempos trabalhando em tempo integral. A mudança para o freelancer provavelmente será significativa e permanente para a indústria criativa, com apenas 12% dos entrevistados declarando que escolheriam o tempo integral como sua forma preferida de trabalhar no futuro. A grande maioria gostaria de trabalhar como freelancer (47%) ou como parceiro em um negócio criativo independente (35%), acelerando a mudança para um trabalho independente e flexível.

“Essas percepções são críticas para as marcas e agências entenderem, pois a fragmentação resultante mudará a maneira como elas envolvem talentos criativos no futuro. Um conjunto de talentos global e flexível oferece oportunidades para maior eficiência, escala e criatividade, mas para tirar proveito, novas estruturas e abordagens serão necessárias”, diz Ale Lima, Diretor Regional da Genero. Ele continua: “Para o talento criativo, sem dúvida tem sido um momento extremamente difícil, mas esperamos poder desempenhar um papel na capacitação de criativos que buscam fazer uma mudança permanente para um trabalho mais flexível e independente, fornecendo acesso ao trabalho contínuo e oportunidades estimulantes de crescimento”.

O estudo também destaca alguns desafios importantes que os criativos enfrentam quando se trata de produção, com aumentos no custo e no tempo necessários. Isso é impulsionado principalmente por novas medidas de segurança, como testes, sanitização, equipamentos de proteção, e aumento das taxas de seguro, bem como restrições de movimento.

Onde as regulamentações locais permitem, pesquisas adicionais da Genero mostram que a produção está avançando em velocidades encorajadoras, mas a já existem indicativos de que haverá mudanças na forma como a produção ocorrerá por um longo tempo – incluindo medidas de segurança significativas, uma necessidade contínua de flexibilidade e adaptabilidade, e uma compreensão compartilhada das considerações do dia a dia que esse novo normal traz.

Artigos relacionados

Novidades