quinta-feira, abril 25, 2024
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Portal Estadão disponibiliza calculadora de custos com transporte

Quanto custa o transporte na cidade de São Paulo e qual o verdadeiro peso no bolso do usuário? Para dar essas respostas, o Portal Estadão lança a ferramenta O Custo do Transporte em São Paulo. Ela já está à disposição do internauta com informações sobre valores para se locomover na capital paulista e a comparação de preços nos diversos meios de transporte em qualquer percurso (http://goo.gl/qnMWdy).

A ferramenta, desenvolvida em parceria com Data Custos e Zilveti Advogados, tem como base custos dos meios de transporte, levando em consideração a distância percorrida em dado percurso (ida ou volta). Os valores são referentes à cidade de São Paulo e foram levantados de acordo com o preço do quilômetro rodado ou da tarifa de transporte público.

É possível comparar quais serão os valores em percursos feitos por carro, táxi, Uber, transporte público (ônibus e metrô), moto e bicicleta. Além disso, é mostrado o tempo médio de uma viagem ida e volta para o destino que o usuário determinar na ferramenta.

Nas premissas de cálculo para carros, por exemplo, foram considerados os seguintes itens no cálculo do custo por quilômetro rodado: depreciação, manutenção (pneus, óleo, filtro de óleo, filtro de ar e filtro de combustível), seguro, seguro obrigatório, IPVA e combustível. Os custos fixos do veículo foram diluídos de acordo com a quantidade de quilômetros rodados no ano, portanto quanto menos o veículo roda, maior é o gasto por quilômetro.

Por sua vez, o cálculo das motos leva em conta, além dos fatores já citados, vela, bateria e pastilha. No caso das bicicletas, foi contemplada apenas a depreciação. Para os táxis, as taxas são de veículos comuns, incluindo a bandeirada. No caso do Uber, o cálculo levou em conta a distância e a categoria do veículo (X, Black ou Pool). Para as duas primeiras categorias, não foi considerada a “tarifa dinâmica”, que pode aumentar o valor da viagem quando há aumento da demanda. O gasto com ônibus, metrô e trem é relativo à tarifa única, sem considerar a opção do Bilhete Único Mensal.

A estimativa de tempo para trajetos com origem e destino é calculada de acordo com previsões do Google Maps para o horário de pesquisa. No caso de transporte público, a estimativa considera o tempo total entre origem e destino, inclusive a pé. Não foi analisado o fator trânsito e horários de pico, devido à impossibilidade de se prever o tráfego na cidade, fator que tem influência nas tarifas de táxi e nos gastos com combustível. O levantamento foca exclusivamente na questão econômica, sem considerar variáveis como conforto, tempo, segurança e sustentabilidade. Os cálculos semanal e mensal consideram apenas os dias úteis, de 5 e 21, respectivamente.

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