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Ricardo Monteiro assume presidência global do grupo Havas

O grupo francês Havas, sexto maior conglomerado de comunicação no mundo, anuncia reforços estratégicos para seu board global em 2014. O executivo português Ricardo Monteiro é o novo co-presidente mundial ao lado de Kate Robertson, Yannick Bolloré assume como CEO do grupo e Andrew Benett como CEO da rede Havas Creative. David Jones, que foi CEO e estava no Havas há mais de 15 anos, deixa o grupo para se dedicar a novos projetos.

As novidades são resultado de uma estratégia do grupo francês para reforçar ainda mais sua atuação nos mais de 100 países nos quais está presente, em especial no Brasil, cuja liderança já estava sob gestão de Ricardo Monteiro. O executivo, que está no Havas desde 1999, concluiu o ano de 2013 com um bem-sucedido processo de integração das nove agências presentes no país: Z+, Havas Wordwide SP e  Havas Wordwide Rio (agências de publicidade), Havas Digital e Lattitud (agências digitais), Mobext (mobile marketing), Havas Sports&Entertainment (rede mundial de esporte e entretenimento), Havas Social (especializada em ações em redes sociais) e Havas Life (healthcare).

Parte desse processo de consolidação do Havas no Brasil e no mundo, o francês Yannick Bolloré deixa a função de chairman global do grupo para ser o novo CEO. “É um momento muito importante para o Havas. Estamos no processo de realizar nosso objetivo de ser o grupo de comunicação mais integrado e inovador da indústria. Gostaria de agradecer ao David pelo seu impacto no Havas nesses 15 anos. Graças ao seu talento, David contribuiu significativamente para os resultados e organização do grupo, e nossa posição entre clientes e na própria indústria. Desejo o melhor para seu futuro negócio”, declara Yannick Bolloré.

O último balanço anual do Havas, divulgado em março do ano passado, apresentou um faturamento de € 1,7 bilhão, valor 8% superior ao registrado em 2011. O crescimento orgânico no período foi de 2,1%. O lucro operacional foi de € 240 milhões, ante € 220 milhões em 2011. Entre os fatores destacados como responsáveis pelo saldo positivo estão o bom desempenho dos mercados latino-americano, africano e da Ásia-Pacífico (que representaram 17% da receita em 2012); e o aumento da representatividade das disciplinas de digital e redes sociais, responsáveis por 26% desses € 1,7 bi.

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